Oposição associa restrição de visto dos EUA a Moraes – Poder360

Oposição associa restrição de visto dos EUA a Moraes – Poder360

ASSINE O
PODER DRIVE
Decisão foi anunciada pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio; ainda não está claro quem será afetado
Congressistas da oposição celebraram nas redes sociais a decisão dos Estados Unidos de impor restrições de visto a líderes e autoridades estrangeiras acusados de serem “cúmplices de censura a norte-americanos”. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, nesta 4ª feira (28.mai.2025).
Ainda não está claro se as sanções incluem autoridades brasileiras, como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. No entanto, deputados e senadores brasileiros associaram a mudança ao magistrado.
“Hoje é aniversário do Marco Rubio, mas quem ganha o presente é o Moraes”, escreveu o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deu os parabéns aos EUA pela medida e disse que, no Brasil, a Constituição foi revogada por aqueles que juraram defendê-la.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) respondeu à publicação de Rubio afirmando que o Brasil “está cheio deles”, referindo-se aos “cúmplices de censura a norte-americanos”, como citado pelo secretário. A América está trazendo esperança para todos os lutadores pela liberdade”, escreveu o congressista licenciado.

“Já estão sentindo o cheirinho de cancelamento de visto?”, perguntou a deputada Júlia Zanatta (PL-SC).

O secretário anunciou que o país vai impor restrições de visto a líderes e autoridades estrangeiras acusados de serem “cúmplices de censura a norte-americanos”. Segundo ele, países da América Latina estão entre os alvos da medida.
 “Por muito tempo, os americanos foram multados, assediados e até mesmo acusados ​​por autoridades estrangeiras por exercerem seus direitos de liberdade de expressão. Hoje, anuncio uma nova política de restrição de vistos que se aplicará a autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos”, declarou em seu perfil no X.
“A liberdade de expressão é essencial ao estilo de vida americano –um direito inato sobre o qual governos estrangeiros não têm autoridade”, afirmou o chefe da diplomacia norte-americana. Segundo Rubio, “estrangeiros que atuam para minar os direitos dos americanos” não devem “desfrutar do privilégio de viajar” para o país.

O governo dos EUA não divulgou uma lista oficial com os nomes dos atingidos pela medida, mas destacou que o objetivo é proteger os direitos constitucionais dos cidadãos norte-americanos, inclusive quando estiverem no exterior.
Não está claro se as sanções incluem autoridades brasileiras, como Moraes. Mas em 21 de maio, no Congresso, Rubio foi indagado sobre se o ministro era um alvo.
“Temos observado uma censura generalizada e perseguição política contra toda a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns. O que está acontecendo agora [no Brasil] é uma iminente prisão politicamente motivada do ex-presidente [Jair] Bolsonaro [PL]. Essa repressão se estende além das fronteiras do Brasil, impactando indivíduos em solo americano. O que o senhor pretende fazer? E o senhor consideraria sancionar o ministro da Suprema Corte Alexandre de Moraes sob a Lei Magnitsky?”, perguntou o deputado republicano Cory Mills no Congresso. 
“Há uma grande possibilidade de que isso aconteça”, respondeu Rubio.
ASSINE O
PODER MONITOR
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *