É provável que pessoas negras tenham começado a frequentar a Igreja de São Jorge depois que a Pensilvânia iniciou a abolição gradual da escravatura em 1780. Ao longo dos anos, o número de fiéis negros aparentemente aumentou e eles se mantiveram fiéis no pagamento do dízimo. Jones e Allen puderam pregar e ministrar a esses fiéis negros, aparentemente sem incidentes.
Mas, em um domingo fatídico de 1791 ou 1792, os fiéis negros chegaram à Igreja de São Jorge e foram solicitados a se mudar dos assentos que ocupavam no andar de baixo para uma varanda recém-construída (que parece ter sido financiada pelos próprios fiéis negros por meio de seus dízimos). Richard Allen descreveu posteriormente o encontro desta maneira (https://nationalhumanitiescenter.org/pds/maai/community/text3/allenmethodism.pdf):
“Vários de nós costumávamos frequentar a Igreja de São Jorge na Quarta Rua; e quando os negros começaram a frequentar a igreja em maior número, eles nos tiraram dos assentos em que costumávamos sentar e nos colocaram ao redor da parede, e no domingo de manhã fomos à igreja e o sacristão ficou na porta e nos disse para irmos para a galeria. Ele nos disse para irmos e que veríamos onde nos sentar. Esperávamos ocupar os assentos acima dos que ocupávamos anteriormente, lá embaixo, sem saber de nada melhor. Sentamos nesses assentos. A reunião havia começado e eles estavam quase terminando de cantar, e assim que chegamos aos assentos, o ancião disse: “Vamos orar”. Não tínhamos ficado muito tempo de joelhos quando ouvi uma confusão considerável e conversas baixas. Levantei a cabeça e vi um dos administradores, H— M—, segurando o Reverendo Absalom Jones, puxando-o para cima e dizendo: “Você tem que se levantar — você não pode ficar ajoelhado aqui”. O Sr. Jones respondeu: “Espere até a oração terminar”. O Sr. H— M— disse: “Não, você precisa se levantar agora, ou chamarei ajuda e o tirarei daqui à força.” O Sr. Jones disse: “Espere até a oração terminar, e eu me levantarei e não o incomodarei mais.” Com isso, ele fez um gesto para que um dos outros administradores, o Sr. L— S—, viesse ajudá-lo… para puxá-lo para cima. Nesse momento, a oração terminou e todos nós saímos da igreja juntos, e eles não foram mais incomodados por nossa presença na igreja.”
Os fiéis negros saíram e nunca mais voltaram.
A Diocese Episcopal do Mississippi e a Conferência do Mississippi da Igreja Metodista Unida celebrarão juntas a vida e o ministério de Absalom Jones. As discussões começarão com uma análise de seu ministério na Igreja de St. George e sua saída dela, a votação dos fiéis para que se tornassem parte da nova Igreja Episcopal, a ordenação de Jones pelo Bispo Presidente William White e os desdobramentos históricos a partir daí.
A cerimônia de comemoração acontecerá no dia 21 de fevereiro de 2026, das 10h às 15h, no Centro Cristão Selby e Richard McRae, no campus da Millsaps College, em Jackson. Lá, discutiremos essa história compartilhada, como ela moldou nossas duas denominações e as lições que continuamos a aprender. Será necessário se inscrever. Visite [link para o site]. https://mississippi-reg.brtapp.com/AbsalomJones Para se inscrever. Uma taxa de inscrição módica incluirá o almoço.
Não perca uma história do Serviço de Notícias Episcopais. Cadastre-se abaixo para receber nossa newsletter diária ou semanal.
Como você gostaria de receber suas notícias?
Ao aceitar, você também concorda em receber e-mails patrocinados ocasionais com informações que acreditamos serem de seu interesse. Se você não deseja se inscrever ou já está inscrito, clique no botão “X” no canto superior direito.