Segunda-feira, 19 de jan de 2026
Porto Alegre
23º
Colisão entre veículos de alta velocidade aconteceu perto da estação de Andamuz e deixou 123 feridos, segundo autoridades
AFP
Em balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (19), o Ministério do Interior da Espanha confirmou mais 18 mortes no acidente entre dois trens que aconteceu na província de Córdoba no domingo (18). Com isso, o número de vítimas chegou a 39 até o momento.
Até então, 21 mortes haviam sido confirmadas ainda no domingo. Dois trens de alta velocidade colidiram após saírem dos trilhos.
O acidente também deixou aproximadamente 123 feridos, cinco deles em estado grave e 24 em estado crítico, de acordo com o governo espanhol. Os feridos foram levados para hospitais em Córdoba e Andújar.
A colisão aconteceu às 19h45min no horário local, perto da estação de Andamuz, na região da Andaluzia. Um trem da empresa espanhola Iryo que seguia de Málaga para Madri descarrilou e invadiu a via por onde trafegava um trem da Renfe, momento em que ambos colidiram.
As autoridades não apontaram uma possível causa para o acidente, que o ministro dos Transportes, Óscar Puente, descreveu como “extremamente estranho”. Ele destacou que o trem da Iryo tinha quatro anos e era “praticamente novo”, e que a via havia sido “totalmente reformada”.
— Todos os especialistas ferroviários que estiveram aqui hoje (domingo) e que estão neste centro e aqueles que pudemos consultar estão extremamente surpresos com o acidente porque, como eu disse, é muito estranho — ressaltou.